Benefícios da Pesquisa de Marketing
- Conhecer as oportunidades e as ameaças mercadológicas;
- Ampliar o conhecimento específico sobre um determinado problema;
- Conhecer as possibilidades de crescimento que o mercado oferece;
- Embasar o planejamento tático e a tomada de decisão nas ações externas;
- Evitar as perdas e os desperdícios ao decidir de forma assertiva;
- Conhecer a satisfação e a opinião dos colaboradores;
- Conhecer os concorrentes e a fatia de consumidores;
- Criar barreiras para os concorrentes e para os novos entrantes;
- Avançar com ações táticas e promover a lucratividade nas áreas mais rentáveis;
- Explorar o índice de satisfação do cliente e demais informações pertinentes com entrevistas por telefone, questionário e formulários de pesquisa. Com a resposta de pesquisa o gestor toma a decisão certa sobre uma oportunidade ou ameaça oculta;
- Conhecer as oportunidades e as ameaças de um segmento específico, de um segmento inexplorado e o comportamento do consumidor sobre uma determinada opinião;
- Conhecer cases específicos de empresas concorrentes por meio de Benchmarking;
- Adquirir informações reais sobre o comportamento do consumidor;
- Identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência de um ou mais fenômenos, com profundo conhecimento da realidade e a explicação da razão e do motivo das coisas; independentemente da complexidade exigida;
- Mapear o comportamento dos colaboradores e identificar possíveis conflitos internos nas equipes com a pesquisa de opinião e satisfação;
- Com a conclusão de pesquisa o empresário poderá desenvolver estratégias e ações pontuais, assim como criar processos de gestão e protocolos de procedimentos.